9 de mai. de 2011

JOGOS INTEGRADOS - MARIA RAYTHE

Integrar através do esporte a comunidade escolar é um desafio vigoroso e estimulante , reunir alunos de diferentes faixas etárias,iniciando com os do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e fazer com que estes se comuniquem de forma harmoniosa é absolutamente primoroso.
Propiciar vinculos de amizade ,respeito ,disciplina e hierarquia que os acompanhará e norteará seus caminhos na trajetória escolar e cotidiana.
Me perguntava como fazer isto sem ser chato e repetitivo, enfim fugindo da "caixa" da educação tradicional e massificante que impõe regras e atitudes em nome de uma postura imposta  disfarçada de ambiente democrático ,como intitulamos as escolas.
E assim criamos os JOGOS INTEGRADOS, os alunos são divididos em 4 bandeiras, estas serão sua "casa"  durante o ano e como se verá depois para alguns será para sempre a cor de sua vida.
As equipes são divididas de forma igualitária e mais equilibradamente possível, os alunos se sentem inseridos no contexto maior que será defender sua cor em todas as competições, vejamos que não defende-se a sua série e sim sua cor que é composta por alunos de todas as turmas, de todas as séries, e isto é a grande contribuição que apresentamos . Os alunos mais velhos precisam dos mais novos , os mais novos precisam dos mais velhos, sem um trabalho conjunto não haverá vitória em equipe,ocorrerão vitórias individuais , mas a equipe não sairá vencedora.
Mas temos ainda o clímax da atividade que é a escolha e a atuação do CHEFE DE EQUIPE, estes alunos precisam ter crescido na escola ,precisam ter participado da vida escolar, ter obtido resultados satisfatórios e principalmente ter se tornado um ídolo para os mais novos. Estesse transformam em técnicos, amigos,"tios" ,melhor amigo, tudo de uma só vez dos mais novos, e por consequencia os pequeninos sonham o dia que estarão ali naquela posição, vejam as atitudes tendem a melhorar em todas as séries. Buscar por ídolos e pessoas positivas faz bem a todos.
Mas a responsabilidade destes é grande ,precisam ser éticos, responsáveis ,equilibrados emocionalmente ,afetuosos e pró-ativos para executarem diversas funções em pouco tempo e com a tensão que o esporte impõe.
Ser CHEFE DE EQUIPE impõe chegar mais cedo ao Colégio ,ser o último  a sair, ouvir reclamação dos pais ,ouvir choro de derrotas e abraçar e comemorar vitórias que dez minutos depois podem em outro jogo se tornar derrota. Impõe saber ouvir,saber falar, saber entender os pequenos e os mais velhos que já passaram por aquele momento e querem dizer que no seu tempo que era melhor.Não existe este tempo, o tempo de cada um é o melhor para si.
A integração ecoa pela escola , cabendo a reflexão "diferentes idades,diferentes solicitações, diferentes educações, mesmo ideal, mesma harmonia" , é os ideais são comuns e isto os coloca em forma de igualdade.
Em 14 anos de JOGOS INTEGRADOS, já houveram mais de 2500 jogos, mais de 10.000 alunos puderam ter sua cor e suar para conquistar a vitória por ela, aproximadamente 25000 torceram pelos alunos e compartilharam vitórias e derrotas de forma apaixonada, vibrante ,enfim vivida.

No meu canto como facilitador deste grandioso processo, choro sozinho todos os anos quando todos os olhares se atem as equipes que esperam o resultado final para explodirem de alegria, por 1 segundo ,fico em silêncio e agradeço a Deus por ter me dado o dom de proporcionar isto atantas pessoas.
JOGOS INTEGRADOS 2011, LÁ VAMOS NÓS DE NOVO!!!!

ORGANIZAÇÃO :
 NABTE - Educação pelo Movimento

6 comentários:

Unknown disse...

E por consequencia os pequeninos sonham o dia que estarão ali naquela posição ... Foi o que eu falei, o sonho de cada estudante do colégio é ser chefe de equipe!
Ta lindo o texto professor, parabéns!
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho, professor. Realmente, ser chefe de equipe é ser tudo isso, é ser atencioso, sentir uma forte emoção por estar ali bem perto do jogo, dentro da quadra; participando de tudo que acontece, passando otimismo para a sua cor não desistir. É maravilhoso poder contribuir com uma felicidade e com uma expectativa tão grande que é gerada pelos Jogos Integrados. Beijos

Leonardo disse...

Parabéns pelo texto. Só posso te dizer que aprendi muito com você. Que venha os jogos integrados 2011, irão ficar marcado na grande historia que é o Maria Raythe

Nabte Educação pelo Movimento disse...

Queridos alunos, obrigado por palavras tão belas e bem colocadas, tudo que faço é E sempre será pelos alunos que aprendi a gostar.Tudo que ensino é sobre o que vivi e aprendi, assim diz Paulo Freire , um grande teórico.Continuarei tentando fazer a minha parte dignamente para vocês terem o melhor professor que eu possa ser.
Até novos posts!!!!

Thais Singulani AM211 disse...

qui, aprendi a ter espirito esportivo, aprendi que o que realmente importa nao é ganhar, e sim competir. Aprendi a ter espirito de esquipe, dividir, ajudar e compartilhar, aprendi a ter carater esportivo, aqui eu sempre me senti bem, e pode ter certeza que aqui, aprendi muito, ensinei um pouco e aproveitei demais, obrigada a todos que participaram de tudo isso comigo ! Tá aí professor, parabéns, você é um dos que fez que todo ano, tenha uma surpresa diferente e uma dinamica cada vez melhor, parabens !

cuica disse...

Queridos profs e migs da arquibancada,
Há 15 anos, não tínhamos facebook nem twitter muito menos teto na arquibancada. Fernanda requebrava nas matines. Alexandre tinha sempre uma moeda guardada em sua pochete , e eu continuo com esse tamanho. Estamos aqui para agradecera paciência , as broncas, os ensinamentos, as broncas, os conselhos e mais broncas. Todos os momentos doados para a criação de seres humanos !

Obrigado por tudo !

Postar um comentário

Obrigado por visitar este espaço. Sua opinião é muito importante.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.